O líder coach
Cada vez mais as instituições
precisam de líderes que façam a diferença no ambiente de trabalho, pois se
torna cada vez mais latente a busca por resultados, isso acontece devido a uma
série de fatores, mas quero citar apenas dois: 1. O mundo está em constante
mutação e isso exige mudanças. 2. As
instituições que querem crescer e consolidar seu lugar ao sol precisam em
muitos momentos se reinventar ou se ressignificar. Esses conceitos de mudança e
crescimento carregam consigo necessidades de aprimoramento na gestão dos colaboradores.
A gestão exige
basicamente dois tipos de gestores: um gestor técnico que conheça a nuance do
mercado, que conheça o segmento onde a instituição atua. E também um gestor de
equipe, de pessoas, um gestor do patrimônio pessoal da empresa.
É aqui que entra o
líder coach!
O líder coach é
responsável direto pelo patrimônio pessoal de qualquer instituição não importando o segmento ou área de atuação.
Sendo assim seguem
algumas características de um líder coach.
1. Mais perspectiva – o líder coach tem o dever de manter o
foco naquilo que realmente importa para a instituição, com clareza de objetivos
e direcionamento de si mesmo e dos outros que estão à sua volta. O líder coach
conduz a instituição e as pessoas a alcançarem as metas e objetivos propostos.
2. Mais resultados – O líder coach tem um alto nível de conhecimento
de si mesmo e dos outros, está sempre atento para criar o impacto mais positivo
possível dentro do grupo, uma vez que busca extrair o melhor de todos em sua
equipe ou grupo.
3. Mais influência – O Líder coach parte da premissa de que a
melhor forma de liderar não é pela coerção, ou autoritarismo, mas sim pela
influência positiva sobre o grupo, dando exemplo, e feed back produtivos. O
líder coach não está em busca de status e sim de influência positiva. Essa é
melhor forma de obter resultados.
4. Mais contribuição – Pelo fato de lidar com o capital humano
das instituições, trabalhar sob a égide de feed back e exemplos, o líder coach consegue
a contribuição do maior número de pessoas dentro de uma equipe. Essa maneira de
operar gera também mais engajamento, mais soluções e mais evolução e mais auto responsabilidade com os resultados individuais e coletivos.
5. Mais desafios – O líder coach acaba propondo mais
desafios à sua equipe, pois ele não se estabiliza na zona de conforto, está
sempre estimulando sua equipe em busca de mais e melhores resultados. O líder
coach está sempre desafiando as crenças que podem trazer prejuízos ao objetivo institucional e profissional.
6. Mais responsabilidades – O líder coach sempre assume suas
responsabilidades dentro do grupo, não quer dizer que ele não delegue funções, não pode e não deve ser egocêntrico.
7. Menos julgamento – O líder coach parte do seguinte princípio:
Todas as opiniões e contribuições são válidas. Enquanto algumas contribuições
carecem de lapidação, ou devam ser aplicadas em outro momento. Outras são
positivas e devem ser postas em prática. Por isso, faz - se sempre necessário ouvir
a todos.
8. Mais aprendizado – O líder coach está sempre em busca de crescimento
pessoal e parte da premissa que seu aprendizado se estende ao grupo. Outro fator
importante, o líder coach tem como base a pratica da escuta ativa e com isso consegue captar ótimas
informações e sugestões também crescendo com elas.
9. Mais ação – O líder coach é proativo, não reativo, busca se antecipar às
tendências e às ações sejam elas de impacto positivo, ou negativo para o grupo.
10. Mais
perguntas – O líder coach parte do ponto em que todos individualmente têm
as repostas que precisam para seus
próprios dilemas, as perguntas devem estimular novas ações e gerar novos
comportamentos, com isso propondo novos resultados, em suma as perguntas devem orbitar nos seguintes níveis:
a. Explorar novas opções;
b. Detectar novas
oportunidades;
c. Estimular o
aprendizado;
d. Impulsionar atitudes;
e. Gerar motivação.
Roberto Junior
Coach
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