Este artigo está sendo escrito por conta de uma preocupação que tem inquietado minha mente e minha alma, o grande número de pessoas que se denominam COACH, mas se quer nunca passaram pela formação mínima. A profissão de coach tem crescido a cada ano, segundo algumas fontes é a profissão que mais cresce no Brasil, alguns fatores precisam ser considerados para entender melhor tal afirmação.
1. Desemprego no Brasil - Atualmente são mais de 12 milhões de pessoas desempregadas no país, apenas no primeiro semestre foram fechados 100.000 postos de emprego, ou seja menos oportunidades para o trabalho formal com registros em carteira. É certo que aumentaram os trabalhos informais.
2. Informalidade - Essa informalidade lança todos os dias um grande número de pessoas no mercado do desemprego, ou melhor tiram do mercado de trabalho. O trabalho independente e informal mostra novos horizontes, para alguns um horizonte nebuloso, conturbado e cheio de incertezas, para outras pessoas um horizonte até promissor, sair das garras de uma empresa, de um superior pouco habilidoso no trato com pessoas entre outras mazelas do mundo corporativo.
3. Modismo - Por ser uma profissão em franco crescimento ser coach também passou a estar na moda. É triste, mas infelizmente é a pura realidade, tenho percebido pessoas que não têm a menor habilidade em lidar com o ser humano se colocar na condição de coach, pessoas que nunca pesquisaram sobre a prática de coaching se apresentando como coach, pessoas que não sabem nem diferenciar os termos COACHING "Processo de desenvolvimento" COACH "Profissional do Segmento", sem falar no COACHEE "Pessoa submetida ao processo de Coaching". Lamento saber que qualquer pessoa atualmente se coloca na condição de coach!
4. Abrangência e Falta de Legislação - Outro fator importante. Acredito que muito disso se deve ao fato de o trabalho do coach ser abrangente, podendo ser aplicado em várias áreas de vida pessoal e de uma empresa, por não ser uma profissão sindicalizada e complexa em sua prática, muito disso tem sido usado por aproveitadores para banalizar uma profissão tão maravilhosa e construtiva, pessoas sem escrúpulos, que além de prejudicar verdadeiros profissionais ainda atrapalham o mercado. Se quiser saber um pouco mais. Atualmente o Coach é estruturado pela ICF - International Coach Federation. No Brasil:http://www.icfbrasil.org/icf, contudo o coaching ainda precisa de maiores fundamentações e uma legislação mais rígida e específica, algo que certamente levará muito tempo para acontecer devido ao emaranhado de situações que atualmente envolve o coaching e a forma como é visto pelos profissionais e consumidores do serviço (escrevi um artigo para esclarecer o que é e o que não é coaching).
Segue apenas um conselho: quando um coach se apresentar para você, sua empresa ou alguém que você conheça; faça a pergunta crucial: Onde você se formou como Coach? E se quiser aprofundar seu questionamento pergunte ainda: Qual a sua formação como coach?
Ótima leitura
Roberto Junior
Personal and Professional Coach
Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching
Nenhum comentário:
Postar um comentário